IPESQ

HISTÓRIA

O IPESQ, idealizado por um grupo de profissionais de saúde que vêm desenvolvendo pesquisa na área materno-infantil em Campina Grande desde 2005, surgiu da necessidade de agilizar e otimizar projetos e programas de investigação e extensão no município. Esses profissionais desenvolviam pesquisas utilizando recursos provenientes de instituições nacionais A criação do Instituto, portanto, facilitaria como de fato vem facilitando, o recebimento e administração dos recursos.

Sobre o IPESQ

O IPESQ – Instituto Professor Joaquim Amorim Neto de Desenvolvimento, Fomento e Assistência a Pesquisa Científica e Extensão é uma organização civil de fins não econômicos, de caráter filantrópico, fundada em 2008 em Campina Grande – Paraíba. O grupo que deu origem ao IPESQ vem desenvolvido pesquisas nas áreas de saúde da criança e saúde e direitos sexuais e reprodutivos da mulher com recursos próprios e recebidos de instituições nacionais e internacionais. Tem atuado em parceria nas atividades de pesquisa com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Faculdade de Medicina/USP, a Universidade Estadual da Paraíba, a Universidade Federal de Campina Grade e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP/PE.

Missão

Planejar e desenvolver pesquisas na área de saúde e direitos sexuais reprodutivos, visando melhorar a qualidade de vida das mulheres e recém-nascidos de paísem em desenvolvimento.

Planejar, desenvolver e executar ações e programas, isoladamente ou em colaboração com outras instituições, dirigidos à promoção da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos da mulher.

Objetivos

  • O Desenvolvimento de pesquisas operacionais para estabelecer modelos de atenção médica;
  • O apoio para o ensino de pós-graduação na área de saúde e o desenvolvimento de estratégias visando o aprimoramento da saúde materno-infantil na região.

O instituto possui uma equipe multidisciplinar que trabalha com recursos próprios ou gerados por instituições nacionais. Fazem parte da equipe professores doutores da UFCG e do IMIP, doutorandos da UNICAMP, USP e IMIP e graduandos da UEPB e UFCG; todos se integram às atividades do Instituto através de trabalho voluntário. Sua sede localiza-se na Rua Duque de Caxias e foi oficialmente inaugurado na data de 30 de maço de 2009, nascimento do falecido Professor Joaquim Amorim Neto que muito contribuiu para a melhoria da saúde materno-infantil do município e em cujo exemplo os que idealizaram o Instituto se espelham.

Diretoria Executiva

Presidente: Adriana Suely de Oliveira Melo

 

Vice Presidente: Melania Maria Ramos de Amorim

 

Primeira Secretária: Leila Katz

 

Diretor Administrativo: Romero Moreira de Araújo

Nosso Patrono: Professor Joaquim

Foi o precursor da Humanização da Assistência ao Parto nesta cidade e o idealizador da enfermaria de Gestação de alto-Risco do ISEA.

 

O IPESQ recebe o seu nome, não apenas como forma de homenageá-lo, mas como símbolo de nosso compromisso com a saúde materno-infantil.