IPESQ

IPESQ na Mídia

Foto: Reprodução/TV Paraíba

Junho de 2020

Medida foi tomada após os atendimentos presenciais serem suspensos devido à pandemia da Covid-19.


O Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto de Desenvolvimento (IPESQ) está acompanhando as crianças com microcefalia virtualmente, em Campina Grande. A medida foi tomada após os atendimentos presenciais serem suspensos devido à pandemia da Covid-19.


De um lado da tela um fisioterapeuta com auxílio de um boneco mostra os movimentos que devem ser feitos, já do outro lado, no celular, Eliane repete tudo com o filho Miguel. “A gente recebe as orientações e fazemos as estimulações em casa”, relata Eliane Batista.

Foto: Portal Fiocruz

Maio de 2018

A pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Celina Turchi, foi eleita personalidade do ano, juntamente com a médica Adriana Melo, do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (Ipesq), pelo Prêmio Faz Diferença, promovido pelo jornal O Globo. Celina e Adriana foram reconhecidas por suas contribuições relacionadas à epidemia da zika. A cerimônia de premiação acontecerá em março.

 

Adriana Melo, diretora do Ipesq, em Campina Grande (PB), foi uma das primeiras médicas a perceber o aumento do número de fetos com mal formação em 2015 e a relacionar o fato com os sintomas de zika apresentados pelas mães no primeiro trimestre de gestação.

Foto: G1

Maio de 2018

Em parceria com a Fraternidade sem fronteiras, nova terapia para crianças com microcefalia, é testada pela médica Adriana Melo, na Paraíba.

 

A reportagem foi ao ar no domingo, dia 15 de outubro, no programa Fantástico, da Rede Globo.

 

Reportagem no site G1, da Globo.

Há dois anos, o Brasil passou por uma de suas mais graves epidemias na saúde pública, o nascimento de bebês com microcefalia, provocada pelo vírus da zika…

 

Agora, no interior da Paraíba, uma médica testa uma nova terapia para tentar dar qualidade de vida às crianças e famílias que convivem com a síndrome.

Maio de 2018

Todas as mães tem uma capacidade imensa de amar seus filhos, Algumas vão além, amam seus filhos e os filhos das outras… Sobre essas podemos dizer que elas têm um amor imensurável!

Esta é a capa da Revista RSNA de Outubro de 2016, na qual o artigo feito pelo IPESQ está em destaque.

Março de 2017

Confira no link abaixo o artigo publicado recentemente em uma importante revista internacional com colaboração dos pesquisadores do IPESQ.

Foto: UOL

Março de 2017

Os exames de Catarina e João Guilherme provaram o elo entre zika e microcefalia. Eles nasceram com poucas horas de diferença. O menino morreu logo. A menina acaba de completar um ano. Seu excelente desenvolvimento é uma esperança para outras famílias e motivo de estudo para a ciência.

Março de 2017

Entre setembro e outubro de 2015, semanas antes de o surto de microcefalia ligado à epidemia de zika alarmar o Brasil todo, a obstetra e pesquisadora Adriana Melo observou, na Maternidade Instituto Saúde Elpídio de Almeida, em Campina Grande, na Paraíba, um aumento no número de fetos com má formação.

Fevereiro de 2017

Abandonadas pela política pública, mães e crianças sobrevivem como podem a uma das maiores tragédias já vistas no Brasil.

Foto: UOL

Maio de 2016

Adriana Melo é médica de gestações de alto risco na maternidade pública de Campina Grande, que atende todos os municípios do sertão da Paraíba. Não é pouca coisa, mas ela se destacou por outro motivo: ela foi a primeira a apresentar provas da relação entre o vírus da zika e os crescentes casos de microcefalia na região, em novembro de 2015.